O currículo é a sua apresentação pessoal. Assim como você, ele também deve estar alinhado e focado nos objetivos para a vaga
Biografia
É o seu segundo (ou primeiro) contato com o recrutador. Se apresente! Escreva uma pequena biografia sobre você. Conte onde mora, quantos anos tem, projetos pessoais e senioridade (estágio, júnior, pleno, sênior). Coloque também seu objetivo profissional para aquela vaga em específico.
Exemplo de como você pode criar uma pequena biografia simples. Mude o que estiver em destacado em vermelho.
Olá, eu me chamo Nome, tenho X anos e sou designer gráfico pleno em Cidade - UF. Trabalho há X anos com tipografia/design editorial/marcas/redes sociais. Em 2020 estive na equipe que levou o prêmio tal. Tenho interesse em trabalhar como designer gráfico na área editorial da Empresa X ou setor cultural.
Contato
Coloque seus contatos atualizados: e-mail, telefone (que você atenda), link do portfólio, Linkedin, redes sociais (se você achar relevante) e, se morar em uma cidade muito grande é interessante colocar o bairro onde mora (isso conta se você morar muito longe e precisar de mais de um VT).
🔥Não coloque seus dados pessoais como endereço completo, CPF, RG, PIS/PASEP, nome de cônjuge, dos filhos e/ou pais e quaisquer dados que possam ser “mal usados” por terceiros. Foto é opcional.
🔥Usabilidade: é importante que a URL dos sites estejam linkados na palavra e não apenas “colados” no texto. Por que dependendo do jeito que você salvou seu arquivo, não é possível copiar o texto.
Exemplo: esse link do Linkedin é mais fácil de acessar do que esse www.linkedin.com que precisa ser copiado e colado no navegador🙃
Experiências profissionais
Coloque suas experiências mais relevantes para aquela vaga sempre em ordem decrescente. Ou seja, a última empresa que trabalhou no topo e a primeira empresa no final. Não esqueça de colocar a data de entrada e saída e um pequeno resumo do que você fazia por lá. Exemplo:
Empresa X | 2017 - 2022 Atuei como designer sênior liderando equipes compostas por 5 pessoas, dentre eles designers gráficos e UX designers. Trabalhamos nos setores de (...) Empresa Y | 2016 - 2017 Como designer pleno trabalhei lidando com materiais gráficos, digitais (...) Empresa Z | 2009 - 2015 Comecei como estagiário e em 1 anos fui reconhecido e efetivado. Recebi o desafio de criar para uma carteira de 8 clientes e (...)
🔥Não perca o foco da vaga: coloque as experiências que tem haver com aquela vaga e as funções que você vai realizar. 🔥Se atualmente você está trabalhando como freelancer, coloque isso como a sua última experiência profissional. Descreva as atividades que você tem realizado nesse período e para que tipo de clientes/empresas tem trabalhado.
Formação
Seguindo a mesma lógica das experiências profissionais, coloque sua formação em ordem decrescente. Lembre que suas últimas experiências são sempre as mais relevantes. Exemplo:
Pós Graduação em X | 2022 - 2024 UFRJ Graduação em Y | 2017 - 2021 UFRJ Curso técnico em Z | 2009 - 2015 Senac
🔥Relevância: Se você possui Ensino Superior não é necessário colocar onde cursou o Ensino Médio. Mas se você tem apenas o Ensino Médio, não é necessário colocar onde cursou o Ensino Fundamental.
Habilidades
Aqui entra as suas “soft e hard skills”. Escolha o que faz mais sentido para você e para a vaga que estiver aplicando (Não minta! Coloque o que você tem mais habilidade real com isso). Você pode organizar suas habilidades da maneira que preferir (texto, imagens, tabelas, bullets points...) mas tente fugir de organizar como uma barra de experiência.
Programas que você usa (Photoshop, Illustrator, Indesign, Autocad, Figma, Premier, Sketchup...) | Ferramentas (Office, Trello, Slack, Asana, Google Workspace, Notion, Design Thinking, Sprint...) |
Sistemas operacionais (Windows, Mac, Linux, Android...) | Cursos rápidos mas relevantes que já fez (e não colocou em formação) |
Idiomas | Prêmios e menções que recebeu |
Cursos, palestras, workshops, trabalhos voluntários que já ministrou | Sou bom em (diagramação, editoração, manipulação de imagens, liderança, organização e planejamento, comunicação, produção gráfica, edição de vídeos...) |
🔥As barras de experiência não dizem realmente qual é o seu nível de conhecimento sobre aquela habilidade: Meia barra quer dizer que você é “meio bom” em Photoshop? Mas e ai? Esse “meio bom” inclui o que? Manipulação de imagens? Tratamento? 3D? Texto? Gifs no Photoshop? Trabalhar com scripts?
Agora que você sabe como montar a estrutura básica do seu currículo você pode focar no visual dele. Eu recomendo criar dois modelos visuais: um mais simples e textural para ser usado em plataformas que usam AI para a seleção dos candidatos (a famosa Gupy...) e um mais interessante para ser enviado diretamente como anexo no e-mail, principalmente se você estiver falando direto com um designer ou diretor de arte daquela empresa.
Aqui no Guia você consegue baixar dois modelos de currículos visuais (também chamados de ~currículo de designer~). Se preferir, comece por eles e depois ajuste ao seu perfil.
Boa sorte!
Comments