Está começando a sua carreira? Veja como você pode se apresentar sem ter tantas experiências profissionais
Biografia: se apresente!
É o seu segundo (ou primeiro) contato com o recrutador. Se apresente! Escreva uma pequena biografia sobre você. Conte onde mora, quantos anos tem, alguns projetos pessoais e a sua senioridade (estágio ou júnior).
Abaixo um exemplo de como você pode criar uma biografia simples. Mude o que estiver em destacado em vermelho.
Olá, eu me chamo Nome, tenho X anos e sou designer gráfico pleno em Cidade - UF. Trabalho há X anos com tipografia/design editorial/marcas/redes sociais. Em 2020 estive na equipe que levou o prêmio tal. Tenho interesse em trabalhar como designer gráfico na área editorial da Empresa X ou setor cultural.
Objetivos profissionais
Aqui você vai escrever sobre que área que pretende atuar e aonde você quer chegar no futuro. Essa descrição de futuro é de um cenário próximo e de preferência, tente relacionar com o setor ou perfil da empresa que você está aplicando.
Estou cursando o terceiro período da faculdade de Design de Produto da UFC (Universidade Federal do Ceará) e tenho um grande interesse pela área de desenvolvimento de joias e acessórios. Acredito que estagiar na Joia Jóia irá me trazer uma bagagem técnica muito ampla e...
Formação
Coloque sua formação em ordem decrescente. Ou seja, o último lugar que estudou no topo e o primeiro lugar no final. Lembre que suas últimas formações são sempre as mais relevantes. Não esqueça de colocar a data de entrada do curso e o término (ou previsão).
Exemplo:
Graduação em andamento na Y | 2024 - 2027 UFRJ Curso técnico em Z | 2023 - 2023 Senac Rio de Janeiro
🔥Relevância: Se você possui Ensino Superior não é necessário colocar onde cursou o Ensino Médio. Mas se você tem apenas o Ensino Médio, não é necessário colocar onde cursou o Ensino Fundamental.
Habilidades
Nesse tópico você pode escrever sobre alguns cursos que já fez, idiomas e habilidades que aprendeu sozinho (sou autodidata em..., estudo em casa sobre o assunto X...). Escreva também suas competências comportamentais (soft skills) como por exemplo: sou organizado e consigo me planejar bem, gosto de trabalhar em grupo, sou uma pessoa prática e gosto de resolver problemas, tenho facilidade de interagir com outras pessoas...
Você também pode escrever habilidades que gostaria de aprender e se puder, tente relacionar esses desejos com serviços que a empresa oferece.
Por exemplo: Se você está se candidatando para uma vaga de estágio como designer gráfico para fazer impressos em uma empresa que faz sites, você pode dizer que tem interesse em aprender também sobre web design, UX, UI...
Contato
Coloque seus contatos atualizados: e-mail, telefone (que você atenda), Linkedin, redes sociais (se você achar relevante) e, se morar em uma cidade muito grande é interessante colocar o bairro onde mora (isso conta se você morar muito longe e precisar de mais de um vale transporte).
🔥Não coloque seus dados pessoais como endereço completo, CPF, RG, PIS/PASEP, nome de cônjuge, dos filhos e/ou pais e quaisquer dados que possam ser “mal usados” por terceiros. Foto é opcional.
E o Portfólio?
Nesse estágio de carreira o seu portfólio será mais reduzido mas isso não significa que ele precisa ser ruim ou inexistente. Separe alguns trabalhos que você fez na faculdade ou curso técnico e tem orgulho do resultado, pegue também os trabalhos medianos e melhore eles e inclua no seu portfólio.
Você sempre pode fazer projetos de estudo para se aprimorar e então, incluir no seu rol de trabalhos feitos. Existem alguns sites como o Tifólio e Brandcooker que fornecem "briefings fakes". Não esqueça de sinalizar que esses são trabalhos apenas para estudo.
Não espere a oportunidade chegar para montar seu portfólio em cima da hora. Se prepare!
Visual do seu currículo
Agora que você definiu a estrutura básica do seu currículo você pode focar no visual dele e mais uma vez mostrar suas capacidades criativas. Eu recomendo criar dois modelos: um mais simples e textural para ser usado em plataformas que usam AI para a seleção dos candidatos (a famosa Gupy...) e um mais visual para ser enviado diretamente como anexo no e-mail, principalmente se você estiver falando direto com um designer ou diretor de arte daquela empresa.
Aqui no Guia você consegue baixar dois modelos de currículos visuais (também chamados de ~currículo de designer~). Se preferir, comece por eles e depois ajuste ao seu perfil.
Adapte seu currículo para cada vaga para aumentar suas chances. Boa sorte no início da sua carreira!
Comments